Southwest Destilaria
Uma História de Séculos que termina no seu paladar
CLIENTE
Alex Rudd e Karina Ravache
DATA
2022
LOCAL
São Paulo, Brasil
CATEGORIAS
AUTORIA
Direção de arte: Rodrigo Almada e Arthur Felippe
Tom de voz: Eduardo Lopes
Ilustrações: Pedro Barbosa
Design gráfico: Rodrigo Almada, Arthur Felippe, Sabrina Sanalles, Lucas Lopes, Bruno Scramgnon e Pedro Barbosa
Design de produto: Cria criativa | Vinicius Barbeiro e Gilmar Barbeiro
Fornecedores de embalagem: Premier Pack, LaBrenta, Brazicolor
Fotografia:Francinne Lopes e Studio PopUp
Descrição
Navegando pelo mar dos destilados, a Southwest Destilaria se orienta com sua própria bússola. Com coragem, se diferencia das velhas ideias, mesmo assim, é tradicional à sua maneira. Sediada em São Roque, no interior paulista e rodeada pela mata atlântica, a destilaria tem por missão o cuidado com a fauna e a flora local, por isso ajuda animais feridos da região, por meio de instituições.
A história da empresa começa em uma ilha remota do Reino Unido e encontra seu caminho até o Brasil, pelo seu mestre destilador, parte de uma linhagem de navegantes, apotecários e amantes de uma boa bebida. Para lançar os 2 primeiros gins da Southwest, foi feito um design de garrafa exclusiva, rótulos e caixas que evocam este legado com elegância e instigam consumidores e amantes da natureza à degustação.
Objetivo
As embalagens da Southwest precisavam representar 3 premissas: o arquétipo aventureiro da marca (honrando as origens de seu mestre destilador), o cuidado com a preservação da fauna e flora locais e a sofisticação dos dois gins artesanais premium de estilos diferentes.
O desafio era harmonizar esses elementos de maneira autêntica, para criar uma atmosfera provocante que instigasse a curiosidade do consumidor a explorar a garrafa na busca de seus segredos. Ao mesmo tempo, demandava apresentar uma nova marca em um mercado competitivo, diferenciar os produtos mantendo a consistência e gerar valor e diferenciação para os apreciadores de gin mais exigentes, através de um sentimento de contemplação pela garrafa exclusiva.
Resultado
A árvore genealógica do mestre destilador britânico, levou a pesquisa do projeto até a origem de seus antepassados, em um remoto arquipélago, as ilhas Shetland. No Sudoeste da ilha se localiza o: Sumburgh Head, o primeiro farol da região. A imponência deste monumento, sua importância para os navegadores da época e o padrão de seu vitral, foram inspirações para a forma da garrafa e a trama de losangos ao seu redor, com adição de elementos da marca como monograma, gota e coordenadas geográficas do farol. A identidade da destilaria explora grafismos e picotes que remetem a selos de viagem antigo, além de gravuras de botânicos e animais antropomórficos da região em um contexto vitoriano de coquetelaria. O que se manifesta nos rótulos discretos, pela presença das ilustrações e faca especial.
A solução de embalagem atingida, se diferencia dos concorrentes nacionais que normalmente garrafas comuns. O detalhe no fundo da garrafa instiga os consumidores a entender sobre a história do produto e sua textura marcante transforma a embalagem em objeto de desejo decorativo mesmo após consumo. Os rótulos em papel texturizado, com garantia de origem ecológica, possuem detalhes dos botânicos, perfil sensorial, alto relevo e acabamentos dourados elegantes. Os animais regionais preparando drinks, presentes na gargalheira, reforçam o propósito de proteção animal atrelado à bebida. Além disso, os elementos gráficos e cores alternam para setorizar os estilos de gin, trazendo um resultado que apresenta o posicionamento com o requinte desejado para atingir o público mais refinado.