Prataria Bonfim
Redesign de marca
CLIENTE
Prataria Bonfim
DATA
2018
LOCAL
Teresópolis, RJ Brasil
CATEGORIAS
AUTORIA
Diretor de arte: Rodrigo Almada
Designers: Rodrigo Almada e Arthur Felippe
Motion Designer: Flamingo Studio
Descrição
A história da Prataria Bonfim começou em 1961, quando José Bonfim aprendeu a arte da joalheria e técnicas de padrão internacional. Após produzir joias para renomadas joalherias e em diversos Estados, o Sr. Bonfim passou o aprendizado para seu filho Marcus. Em 1992 a Prataria Bonfim foi fundada na charmosa região serrana do Rio de Janeiro e iniciou as suas criações ao público, permitindo o acesso da alta joalheria às pessoas da localidade.
Conscientes desse enredo, iniciamos o desafio de reposicionar o negócio, desenvolvemos estratégia de Marca, nova identidade visual e pontos de contato, para que a empresa pudesse se modernizar, alinhar sua comunicação e expandir seus canais para o ambiente digital, porém mantendo sua autoridade e comunicando o percurso de mais de duas décadas para novas gerações.
Objetivo
Durantes 6 meses realizamos uma imersão no universo da Loja: Conhecemos a oficina e o atendimento, mapeamos concorrentes e entrevistamos clientes. Observamos que a comunicação não era padronizada, haviam diferentes versões de Logotipo e eventualmente usavam o símbolo de uma Serra de ourives, o que trazia a percepção voltada ao operacional da empresa.
Após essa análise definimos o novo posicionamento junto ao cliente, focamos na vocação da empresa: a criação de joias para eternizar momentos e relações, com a visão de se tornar referência na região em alianças artesanais e acessíveis, porém de alto padrão. Além disso identificamos um desafio próprio do setor: o novo símbolo deveria ser legível em uma escala de milímetros para aplicação no interior das alianças.
Através dessas definições iniciamos o processo criativo, com o objetivo de desenvolver um novo logotipo e diretrizes para padronização da identidade, para alinhar a comunicação em todos os pontos de contato, resgatar os 27 anos de história da prataria, posicioná-la de forma mais próxima a seu público e consolidar sua autoridade na região. O novo conceito deveria sair do âmbito operacional para focar no poder emocional das joias, nas pessoas e relacionamentos. Através do mote “Celebrando a tradição”, apresentamos a nova marca, para modernizar, sem abrir mão do passado, transmitindo o histórico e tradição da Prataria para novos públicos no ambiente digital.
Resultado
O monograma surgiu como solução apropriada ao projeto pelo seu legado e poder de síntese, encontrados como assinatura de artesãos nas guildas medievais, dentro de brasões de famílias reais e atualmente modernizado, pelo uso em casamentos. Todos atributos desejáveis para o universo da marca. Desse modo criamos um símbolo, composto pela união das letras “P” e “B” formando um ícone único, simples e elegante, que ainda sugere um coração, signo familiar, com relação direta à nova proposta de valor.
Optamos por uma tipografia serifada, evocando tradição, e seriedade. A nova escolha remete ao antigo letreiro da loja e mantém o complemento na letra “o”, para retratar uma aliança, o principal produto do novo posicionamento. As cores principais refletem a nobreza dos metais, prata e ouro. Para as cores secundárias tons amadeiradas adicionam características rústicas e artesanais. Produzimos as aplicações da marca em diversos pontos de contato on e offline, além de uma ferramenta de punção para aplicação do novo símbolo nas joias, certificando a autoria das peças.
O projeto reforça o poder do design como ferramenta estratégica para alavancar negócios de diversos portes, ao sair dos grandes centros e trazer soluções para uma empresa familiar da região serrana. O lançamento da nova marca e canais digitais foi um sucesso, as vendas aumentaram 46% em relação ao mesmo período do ano anterior. A Prataria Bonfim se prepara para expandir as vendas além da região serrana.