IVAÍ GIN
Linha de Embalagens
CLIENTE
Água da Glória Destilaria
Dominic Chambers e Deir Tozetti
DATA
2022
LOCAL
Paraná, Brasil
CATEGORIAS
AUTORIA
Direção de arte: Rodrigo Almada e Arthur Felipe
Design gráfico: Rodrigo Almada, Arthur Felippe, Sabrina Sanalles e Lucas Lopes
Design de produto: Cria criativa | Vinicius Barbeiro e Gilmar Barbeiro
Estratégia e tom de voz: Johnny Soares
Fornecedores de embalagem: Premier Pack, Tapi Group, Labelbeer, Midiograf
Fotografia: Studio PopUp
Motion Design: NooWorks
Descrição
O Ivaí é o 1º gin carbono negativo do Brasil, cuidadosamente produzido na Água da Glória destilaria, sediada na bela paisagem rural paranaense, ao lado do rio Ivaí ("Riacho de frutos” na língua Tupi). A linha de produtos foi criada por um mestre destilador inglês, responsável pela receita e seu parceiro brasileiro, apaixonado pela agricultura orgânica sustentável. O resultado: 6 gins artesanais que celebram as origens da destilação inglesa, mas também abraçam novos sabores, inspirados na beleza e aromas naturais dos arredores da destilaria. Dentro deste contexto, criamos uma linha de embalagens, que apresenta o posicionamento sofisticado e sustentável da marca, desde o design de garrafa exclusiva, adereços, até rótulos que convidam o consumidor a percorrer a embalagem como o fluxo do rio.
O rótulo partiu da ideia de personificar o rio, através de uma única faca especial ondulada que circula o vidro em espiral. Ainda inspirados pela fluidez da água e na composição topográfica e hidrográfica do vale do Ivaí, criamos texturas únicas, pela arte manual de 'marbling' ( design de superfície líquida, que produz belos padrões pelo fluxo de tinta na água). As texturas foram aplicadas no verso dos rótulos, permitindo a visualização entre as tiras do papel. Além disso, desenvolvemos uma garrafa exclusiva de formato elegante, com o logotipo da destilaria, frase aspiracional da marca: “siga o fluxo do rio” e grafismo sinuoso em sua base. A escolha da rolha ecológica personalizada completa o conjunto com um livreto que informa sobre a história do produto e seu caráter sustentável.
Objetivo
Durante o processo de imersão identificamos que as embalagens deveriam alcançar uma formatação capaz de transmitir as seguintes premissas e diferenciais do negócio: a pureza e sabedoria das águas (pelo uso de águas puras e frescas da fonte subterrânea que corre e abaixo da destilaria, além da homenagem ao rio local.); A variedade de gins saborizados (uma tendência europeia, ainda pouco explorada no Brasil); Regionalidade e originalidade (pelo pioneirismo no uso do pinhão, a semente da araucária árvore símbolo do Paraná); Sustentabilidade (pelas práticas ecológicas da destilaria, chegando ao carbono negativo, pela retirada de 1,34kg C0e2 da atmosfera a cada garrafa de gin); Sofisticação (por meio do requinte necessário para atingir o público da marca e chamar atenção nos pontos de venda).
Resultado
Através de uma identidade contemporânea e design de garrafa, as embalagens se distanciam dos concorrentes, geralmente com garrafas padrões e identidades vintage ornamentais. Os elementos foram pensados para transmitir movimento, pureza e fluidez. O terroir se manifesta pela araucária, símbolo da destilaria, gravada em vários pontos. A sustentabilidade é reforçada pela produção de rolha inovadora, com partes separadas para facilitar a reciclagem (topo de madeira e perna de uma mistura de materiais de fontes renováveis). Nos rótulos especiais com certificação FSC, itens em hot stamping, agregam elegância e um jogo de luz para ser apreciado no manuseio, com trocas de cor por sabor. O resultado é uma embalagem ecológica premium que destaca-se nos PDVs e desperta a curiosidade do consumidor.