Cortex Intelligence
Redesign de Site
CLIENTE
Cortex-Intelligence
DATA
2018
LOCAL
Rio de Janeiro, Brasil
CATEGORIAS
AUTORIA
Direção de Criação: Rodrigo Marins
UI / UX: Rodrigo Marins, Amanda Pedrosa
Código: Duo Pixel
Descrição
Cortex é a plataforma de inteligência líder no Brasil para marketing e vendas, que ajuda empresas a crescer alavancando suas decisões de marketing e vendas com a tecnologia de Big Data. Apesar de serem referência no mercado, o site anterior tinha 2 principais problemas: não se adequava a dispositivos móveis e a linguagem visual estava defasada pois a empresa tinha passado recentemente por um redesign.
Na hora de trabalhar com uma startup, vimos aumentar exponencialmente o papel fundamental que o design tem para todo negócio: ampliar a relevância para atrair consumidores e investimentos. Nos juntamos à Cortex para desenvolver seu novo site, com uma experiência digital do mesmo patamar de sua plataforma, atraindo médias e grandes empresas que buscam aprimorar as suas estratégias.
Objetivo
Após o briefing identificamos que o principal desafio era reorganizar o conteúdo que seria abordado no site, de maneira objetiva e intuitiva e que aprimorasse sua performance nos sites de buscas. Porque no decorrer dos anos acabaram desenvolvendo muitas funcionalidades na sua plataforma que são fundamentais no seu diferencial competitivo e suas soluções também passaram por diversas transformações. Reforçando a necessidade de um novo site para acomodar esse crescimento. Aplicando nossas competências de ux, desenvolvemos uma arquitetura objetiva que respeita o nível de hierarquia de soluções da empresa. Nela apresentamos todas as principais funcionalidades da plataforma e o conteúdo se adéqua as estratégias de vendas atuais, além de conversar com o nível de usuário dos públicos alvos.
Tomamos dois rumos principais no desenvolvimento do layout do site: apresentação do conteúdo de maneira impactante e em paralelo soluções visuais que aprimorassem a performance e ranqueamento do site. O resultado foi um layout com sessões interativas, com bastante uso de animações, hovers(quando o usuário passa o cursor por cima de determinado elemento do site) e call to actions(links de ação para páginas internas ou de conversão) e ancoras(links que forçam o rolar da página) para guiar o usuário entre as páginas e sessões.
Resultado
O layout foi implementado na plataforma Wordpress, por facilitar a gestão de conteúdo, assim a startup consegue atualizar o conteúdo do site conforme as atualizações nos seus produtos acontecem. Também desenvolvemos um blog para aprimorar o site nas buscas.
Os “cortexianos”(funcionários da empresa) não se sentiam representados com a imagem e a tecnologia do site antigo. Durante o desenvolvimento já conseguíamos perceber o quanto o projeto cativou eles, por perceberem que o novo site representaria eles.
O projeto demonstrou a importância do design de interfaces, como ferramenta para aprimorar uma presença digital. O resultado foi além das expectativas, o site novo além de representar melhor a empresa chegou a reduzir a taxa de rejeição(tempo médio para os usuários deixarem o site sem conversão) para menos de 3% uma redução de mais de 60%.. Em um nicho com poucos representantes nacionais, a cortex se destaca e educa através do blog, ou seja, o site cumpre seu objetivo em reapresentar a empresa e destacá-la como protagonista nos sites de busca.