Arapuru
London Dry Gin
CLIENTE
Arapuru Gin
DATA
2019
LOCAL
São Paulo, Brasil
CATEGORIAS
Identidade visual Embalagem Web
AUTORIA
Menções: Johnny Soares / Bruno Bertani / Alessandra Baptista
Designers: Kevin Cantrell / Black Madre / Duo Pixel
Fotográfo: Bruno Scramgnon
Descrição
O Arapuru, primeiro Gin premium da categoria London Dry no Brasil, é criação do eslovaco Mike Simko, o produto une o melhor das tradições inglesas na produção da bebida com ingredientes genuinamente brasileiros, dentro de um processo artesanal em pequenos lotes. O resultado é um clássico London Dry Gin, mas com essência brasileira.
Apesar de um lançamento bem-sucedido a versão anterior da bebida se prendia a sofisticação e as referências estrangeiras. Devido a expansão do mercado de gin no Brasil e aumento da competitividade foi necessário um redesign para posicionar mais claramente o orgulho brasileiro promovido pelo produto. Através de uma equipe multidisciplinar realizamos um profundo projeto para criação de novo universo visual e consequente elaboração de um novo rótulo e embalagens mais alinhadas com o posicionamento da empresa, uma antropofagia na garrafa, uma viagem pelos prazeres e saberes do Brasil em um único gole.
Objetivo
As inspirações para marca envolviam um misto de influências culturais estrangeiras, (como Art deco da década de 20) com particularidades brasileiras (modernismo, Antropofagia cultural, arte indígena). Por isso o nome Arapuru foi selecionado, - alusão ao termo em tupi do lendário pássaro amazônico, além de homenagear a obra modernista Abaporu de Tarsila do Amaral. Apesar disso, o rótulo anterior possuía mais elementos estrangeiros do que brasileiros, o que atrapalhava o posicionamento do produto dentro do país e para a exportação.
Parar criar a nova identidade, revisitamos as referências históricas e artísticas da década de 20 no Brasil e no mundo, além de trazer novas inspirações dos 5 cantos do país. Também analisamos o antigo rótulo e mapeamos a entrada dos novos concorrentes. Por fim nos baseamos em um pilar do movimento antropofágico: a arte baseada nos atributos do povo brasileiro, com absorção crítica da modernidade europeia, devorar influências exteriores para impor o caráter brasileiro. Desse modo o objetivo do redesign foi a criação de novos códigos visuais que deixassem explícitos o caráter brasileiro da empresa, em equilíbrio com as referências estrangeiras, proporcionando uma embalagem mais alinhada com o posicionamento e estratégias da marca.
Resultado
A imersão levou à criação de um lettering exclusivo que faz alusão à tipografia vernacular amazônica, As cores principais foram refinadas, mantendo relação com os tons do pássaro Arapuru e do caju. Também criamos um dicionário visual que permeia as representações pertinentes ao universo da marca: ícones com os 12 botânicos do gin, mandalas gráficas com os ingredientes, símbolo do pássaro e penas, entre outros.
O Rótulo foi produzido em papel texturizado, com corte especial e relevo em elementos-chave. A impressão em Hot stamping traz sofisticação e indica o caráter premium do produto. Além disso a garrafa possui uma gargalheira, com representação simbólica do Tupã (Deus indígena sol poente, que transforma um índio em pássaro, segundo a lenda Tupi). Ao entrar em novos mercados, um livreto complementa o produto, resumindo os principais diferenciais para o consumidor. Também foram reformuladas as embalagens de entrega, com versões mais sofisticadas: com todas as cores e mais simples: em flexografia, 2 cores sobre papelão.
O resultado final é uma fusão única e autentica, os ornamentos dourados e simétricos do Art Déco são incorporados aos botânicos e rendas brasileiras, trazendo o equilíbrio conceitual desejado ao design(tradição inglesa e alma brasileira). O projeto foi um sucesso em posicionar a marca como fomentadora do orgulho e ousadia brasileiros, e mostrar no exterior um intelecto do Brasil que foge dos esteriótipos. Com a nova embalagem as vendas do produto aumentaram em 33%,o Arapuru se prepara para alçar novos voos e iniciar exportação para 2 países.